Portal de Notícias Aconteceu Ipu

PF apreende R$ 600 mil e cumpre mandados em operação contra compra de votos no Ceará

 


Agentes da Polícia Federal cumpriram nove mandados de busca e apreensão em operação contra esquema de compra de votos envolvendo um grupo organizado nas cidades de Fortaleza, Canindé Choró. Na manhã desta sexta-feira (4), na operação intitulada "Mercato Clauso", a força de segurança ainda apreendeu R$ 600 mil em espécie com um indivíduo vinculado ao grupo.

Com apoio da Promotoria Eleitoral de Canindé, a investigação apontou indícios de que o grupo criminoso utilizava recursos ilícitos oriundos de contratos fraudulentos com entes públicos, para financiar campanhas eleitorais.

Com os depoimentos, apreensões e relatórios policiais, as forças de segurança acreditam que o grupo tentou influenciar o processo eleitoral em outros municípios do Estado

A Polícia Federal ressalta que a população pode realizar denúncias anônimas de crimes eleitorais pela plataforma Comunica PF na internet.

O que caracteriza a compra de votos?

Conforme a Lei 9.504/97, constitui captação de sufrágio — a popular compra de votos — "a doação, o oferecimento, a promessa, ou a entrega, pelo candidato, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, de bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição".

 O Código Eleitoral, no artigo 229, considera crime e prevê pena de reclusão de até quatro anos e pagamento de multa: "dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita".

*** Informações com :arrow: Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal de Notícias Aconteceu Ipu
Portal de Notícias Aconteceu Ipu
Portal de Notícias Aconteceu Ipu