
Da Redação do Aconteceu Ipu
Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta sexta-feira (22/08/2025), a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma.
O julgamento ocorreu em sessão virtual e teve como relator o ministro Gilmar Mendes, cujo voto foi acompanhado pela maioria da Corte.
O Caso da Perseguição em 2022
O processo se refere ao episódio em que Zambelli sacou uma arma e perseguiu o jornalista Luan Araújo, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, em São Paulo.
Segundo os autos, tudo começou após trocas de provocações em um ato político. A cena repercutiu nacionalmente e resultou na denúncia que agora levou à condenação da parlamentar.
Votos e Divergências no STF
O voto de Gilmar Mendes foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso.
Já Nunes Marques e André Mendonça divergiram.
Marques defendeu a absolvição quanto ao porte ilegal e a desclassificação do crime de constrangimento.
Mendonça absolveu Zambelli do porte ilegal e aplicou pena menor, de oito meses em regime aberto.
Apesar da condenação, a execução ainda não é imediata, pois cabe recurso dentro do próprio STF.
Segunda Condenação da Parlamentar
Essa não é a primeira vez que Zambelli enfrenta a Justiça. Em maio de 2025, ela já havia sido condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.
De acordo com a investigação, a deputada foi a autora intelectual da invasão, realizada por Walter Delgatti, que confirmou ter agido a mando dela. O objetivo teria sido emitir um falso mandado de prisão contra Alexandre de Moraes.
Na ocasião, Zambelli foi condenada também ao pagamento de R$ 2 milhões em danos coletivos. Após a decisão, fugiu para a Itália, onde acabou presa em Roma, enquanto o governo brasileiro solicitava sua extradição.
Situação Atual
Agora, a deputada enfrenta duas condenações no STF:
10 anos de prisão pelo caso do hackeamento do CNJ.
5 anos e 3 meses de prisão pelo episódio do porte e perseguição armada.
Com dupla cidadania, a situação de Zambelli ainda depende de trâmites internacionais e recursos jurídicos, mas seu quadro político e judicial se torna cada vez mais delicado.
TAGS:
#STF #CarlaZambelli
#Condenação
#Política
#Justiça
#Brasil
#Eleições2022
#GilmarMendes
#AlexandreDeMoraes
#WalterDelgatti
#Itália
#Extradição
VEJA TAMBÉM:
- JORNAL ESTADO DE MINAS – Carla Zambelli é condenada pela segunda vez no STF
*** Informações com Conteúdo Jornal O Estado de Minas
** Postagem: Virginia Aragão Soares
(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)

Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece!
Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato:
(88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui