
Da Redação do Aconteceu Ipu
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira (15/08/2025) 20 pedidos de abertura de processos por quebra de decoro parlamentar ao Conselho de Ética. Entre os alvos estão 11 parlamentares, incluindo quatro representações que pedem a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Eduardo Bolsonaro no centro das denúncias
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro é acusado de obstrução à Justiça e coação no curso de processo judicial no Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, encontra-se nos Estados Unidos, de onde passou a defender sanções contra o Brasil e autoridades nacionais, o que gerou forte reação no Congresso.
De acordo com as representações apresentadas pelo PT e pelo PSOL, o deputado atentou contra a soberania nacional ao articular retaliações contra o próprio país e contra ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes, relator das ações penais que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e a tentativa de golpe de Estado de 2022.
Outros parlamentares na lista
Além de Eduardo Bolsonaro, também foram alvos de representações por quebra de decoro:
André Janones (Avante-MG)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Gilvan da Federal (PL-ES)
Delegado Éder Mauro (PL-PA)
Guilherme Boulos (PSOL-SP)
José Medeiros (PL-MT)
Sargento Fahur (PSD-PR)
Kim Kataguiri (União-SP)
Célia Xakriabá (PSOL-MG).
A polêmica da anistia
A defesa de Eduardo Bolsonaro se apoia no discurso de “perseguição política”, alegando que só haverá revisão das sanções econômicas impostas pelos EUA contra o Brasil se houver uma “anistia geral e irrestrita” aos condenados pela tentativa de golpe.
O tema da anistia foi levado pela oposição durante um motim parlamentar em agosto, que paralisou a Câmara. No entanto, Hugo Motta foi categórico ao afirmar que “não há ambiente na Casa para uma anistia ampla”, destacando que não é aceitável perdoar quem chegou a planejar assassinatos e prisões de autoridades.
O papel de Jair Bolsonaro
A crise também envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de liderar a tentativa de golpe de 2022, ao pressionar comandantes militares para anular as eleições. A Polícia Federal encontrou documentos que revelam planos de prisão e morte de autoridades. O STF marcou para 2 de setembro o julgamento que poderá definir o futuro político do ex-chefe do Executivo.
TAGS:
#EduardoBolsonaro #ConselhodeÉtica
#QuebradeDecoro
#HugoMotta
#CâmaraDosDeputados
#Anistia
#JairBolsonaro
#STF
#PolíticaNacional
#CrisePolítica
VEJA TAMBÉM:
*** Informações com Conteúdo REVISTA ISTOE
** Postagem: Virginia Aragão Soares
(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)

Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece!
Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato:
(88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui